sexta-feira, 21 de outubro de 2011

O Domínio da Tecnologia

Pode-se definir a palavra tecnologia, como o conjunto de conhecimentos, métodos e instrumentos criados pelo ser humano, que dão ao homem domínio sobre a natureza.As principais inovações introduzidas pela primeira revolução industrial, diziam respeito principalmente à criação da máquina a vapor, a qual difundiu-se da indústria aos transportes, revolucionando o funcionamento de todo o conjunto da economia. 
Tecnologia e Economia No contexto da primeira revolução industrial, o progresso técnico era desenvolvido através da precedência da técnica sobre a ciência. Ou seja, a observação empírica determinava a criação das inovações. Um exemplo clássico, que é citado tanto por Landes (1969) quanto por Freeman (1974) é o da influência que a máquina a vapor teve sobre a criação da teoria termodinâmica. Assim sendo, a produção tinha de “confiar num empirismo talentoso”. Como resultado do avanço tecnológico permitido pela primeira revolução industrial, principalmente referente à queda no preço dos alimentos, ocorre uma mudança nos padrões de consumo. A elevação da renda per capita permitiu que camadas mais pobres da população passassem a demandar além de bens de primeira necessidade, produtos manufaturados. Na segunda Revolução Industrial o progresso técnico era alcançado através da precedência da ciência sobre a técnica. Em outras palavras, a observação empírica já não bastava para o desenvolvimento das inovações – obviamente o empirismo mostra-se ainda muito relevante. Isto não quer dizer que os problemas práticos não demandavam pesquisas, mas que agora o grau de complexidade requerido pelas inovações inviabilizavam a manutenção do paradigma anterior de resolução de problemas técnicos.
 
O que é dívida externa 
Dívida externa é o montante de débitos que um país possui, provenientes de empréstimos feitos no exterior. Estes empréstimos são feitos com bancos estrangeiros, governos de outros países ou instituições financeiras internacionais (Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial). 
 Consequências negativas para a economia de uma país   
Uma dívida externa elevada pode ser prejudicial para um país, principalmente se este for pobre ou em desenvolvimento, pois cria uma dependência com relação aos credores. Muitas vezes, o país com alta dívida externa não consegue saldar toda a dívida e compromete boa parte de seus recursos para pagar os juros. 
Dívida externa brasileira   
O Brasil é um exemplo de país com elevada dívida externa. Nossa dívida externa começou logo após o processo de independência (1822). Para reconhecer a Independência do Brasil, Portugal exigiu o pagamento de 3 milhões de libras esterlinas. Como o Brasil não possuía tantos recursos, fez um empréstimo à Inglaterra e efetuou o pagamento em 1824. Tinha início nossa dívida externa. Em 2009, a dívida externa brasileira está por volta de 200 bilhões de dólares. 
Fonte:http://www.brasilescola.com/geografia/primeira-revolucao-industrial.htm

Um comentário: