sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Diretas Já!

Diretas Já foi um movimento político democrático com grande participação popular que ocorreu no ano de 1984. Este movimento era favorável e apoiava a emenda do deputado Dante de Oliveira que restabeleceria as eleições diretas para presidente da República no Brasil.
Manifestações populares
Durante o movimento ocorreram diversas manifestações populares em muitas cidades brasileiras como, por exemplo, passeatas e comícios. Estes eventos populares contaram com a participação de milhares de brasileiros.

Votação e decepção popular
Em 25 de abril de 1984, a emenda constitucional das eleições diretas foi colocada em votação. Porém, para a desilusão do povo brasileiro, ela não foi aprovada.

Eleições indiretas
Em 15 de janeiro de 1985, ocorreram eleições indiretas e Tancredo Neves foi eleito presidente do Brasil. Porém, em função de uma doença, Tancredo faleceu antes de assumir o cargo, sendo que o vice, José Sarney, tornou-se o primeiro presidente civil após o regime de Ditadura Militar (1964-1985).

As eleições diretas para presidente do Brasil só ocorreriam em 1989, após ser estabelecida na Constituição de 1988.

O Domínio da Tecnologia

Pode-se definir a palavra tecnologia, como o conjunto de conhecimentos, métodos e instrumentos criados pelo ser humano, que dão ao homem domínio sobre a natureza.As principais inovações introduzidas pela primeira revolução industrial, diziam respeito principalmente à criação da máquina a vapor, a qual difundiu-se da indústria aos transportes, revolucionando o funcionamento de todo o conjunto da economia. 
Tecnologia e Economia No contexto da primeira revolução industrial, o progresso técnico era desenvolvido através da precedência da técnica sobre a ciência. Ou seja, a observação empírica determinava a criação das inovações. Um exemplo clássico, que é citado tanto por Landes (1969) quanto por Freeman (1974) é o da influência que a máquina a vapor teve sobre a criação da teoria termodinâmica. Assim sendo, a produção tinha de “confiar num empirismo talentoso”. Como resultado do avanço tecnológico permitido pela primeira revolução industrial, principalmente referente à queda no preço dos alimentos, ocorre uma mudança nos padrões de consumo. A elevação da renda per capita permitiu que camadas mais pobres da população passassem a demandar além de bens de primeira necessidade, produtos manufaturados. Na segunda Revolução Industrial o progresso técnico era alcançado através da precedência da ciência sobre a técnica. Em outras palavras, a observação empírica já não bastava para o desenvolvimento das inovações – obviamente o empirismo mostra-se ainda muito relevante. Isto não quer dizer que os problemas práticos não demandavam pesquisas, mas que agora o grau de complexidade requerido pelas inovações inviabilizavam a manutenção do paradigma anterior de resolução de problemas técnicos.
 
O que é dívida externa 
Dívida externa é o montante de débitos que um país possui, provenientes de empréstimos feitos no exterior. Estes empréstimos são feitos com bancos estrangeiros, governos de outros países ou instituições financeiras internacionais (Fundo Monetário Internacional e Banco Mundial). 
 Consequências negativas para a economia de uma país   
Uma dívida externa elevada pode ser prejudicial para um país, principalmente se este for pobre ou em desenvolvimento, pois cria uma dependência com relação aos credores. Muitas vezes, o país com alta dívida externa não consegue saldar toda a dívida e compromete boa parte de seus recursos para pagar os juros. 
Dívida externa brasileira   
O Brasil é um exemplo de país com elevada dívida externa. Nossa dívida externa começou logo após o processo de independência (1822). Para reconhecer a Independência do Brasil, Portugal exigiu o pagamento de 3 milhões de libras esterlinas. Como o Brasil não possuía tantos recursos, fez um empréstimo à Inglaterra e efetuou o pagamento em 1824. Tinha início nossa dívida externa. Em 2009, a dívida externa brasileira está por volta de 200 bilhões de dólares. 
Fonte:http://www.brasilescola.com/geografia/primeira-revolucao-industrial.htm

sexta-feira, 7 de outubro de 2011

Globalização

O que é Globalozação

O termo globalização écada vez mais empregado nos meios de comunicação.No contexto das rápidas mudanças da economia mundial e da tecnologia, ele adquiriu uma grande variedade de usos.
Veja alguns deles:
  • Descrever a propagação mundial do capitalismo;
  • mostrar a expansão da indústria em direção a alguns países subdesenvolvidos;
  • caracterizar a mundialização do comércio, que está integrando os mercados nacionais aos mercados globais;
  • mostrar a sofisticação e o avanço dos meios de transportes e comunicações, que "encurtam" as distâncias;
  • Caracterizar a rápida difusão da tecnologia;
  • indicar o crescimento dos fluxos de capitais entre os países;
  • explicar a expansão de espaços virtuais, formados pelas redes de informática e telecomunicações;
  • mostrar a formação de blocos econômicos e a ampliação das organizações supranacioais

As consequências da Globalização
.
Dentre as consequências da globalização,encontamos as seguintes:
  • Provoca uma grande homogeneização de hábitos e costumes no mundo, levando à perda de elementosdas culturas locais e diluindo a identidade dos povos;
  • enfraquece as fronteiras nacionais e facilita o livre-comércio, mas os fluxos comerciais mundiais estão sob controle das nações e empresas mais poderosas;
  • aumenta a desigualdade social entre os países no mundo e também internamente em cada país, levando à concentração de renda;
  • estimula uma concorrência feroz, ja que a redução dos custos de produção tornaram-se essencial, obrigando as empresas a automatizarem seus processos produtivos e reduzirem o uso de mão de obra, gerando desemprego.

Classificação dos elementos químicos

Classificação dos elementos químicos




Metais:
Características:
·         Sólidos em temperatura ambiente;
·         Maleáveis;
·         Elevada temperatura de fusão;
·         Bons condutores de corrente elétrica e calor;
·         Brilho metálico;
·         Som característico
·         Densos;
·         Dúcteis;
·         Ferro, cobalto e níquel são atraídos por imãs.
Observações:
1.    Os metais alcalinos são macios (moles) e têm baixas temperaturas de fusão e ebulição;
2.    O mercúrio é líquido em temperatura ambiente.



Ametais ou não metais:
Características:
·    Baixa temperatura de fusão;
·    Maus condutores de eletricidade e calor;
·    Quando sólidos e sofrem um grande impacto, se fragmentam;
·    Opacos.
Observações:
1.    O carbono, na forma de grafite, é um bom condutor de corrente elétrica. Tanto na forma de grafite como na forma de diamante, apresenta elevadas temperaturas de fusão e ebulição.

Hidrogênio:
Características:
·         Possui a propriedade de se combinar com metais e ametais;
·         Nas condições ambiente, é um gás extremamente inflamável;
·          Têm comportamento químico semelhante dos ametais;
Observações:
1.    Atualmente, de acordo com as recomendações da IUPAC ele é considerado um ametal.

Gases nobres:
Características:
·         Apresentam se em estado gasoso nas condições ambiente;
·         Possui grande estabilidade (possuem pequena capacidade de se combinar com outros elementos).

Química e sociedade

Tatuagens:
Os elementos de transição formam compostos coloridos. Devido a essa característica, são utilizados com várias finalidades, por exemplo: na fabricação de vidros coloridos e tatuagens.
Tipos de tatuagens:
·         Temporárias: em geral são feitas utilizando-se uma substância conhecida por hena. A coloração natural da hena é marrom ou ferrugem, e ela não é tóxica. Para que apresente outras colorações, recebe a adição de alguma substância contendo chumbo e/ou mercúrio. Esse tipo de hena pode ser nocivo. As tatuagens de hena desaparecem após algumas lavagens.

·         Definitivas: técnica dessa forma de tatuagem consiste em introduzir na derme, com o auxílio de agulhas, pigmentos coloridos que ficam retidos nas células da derme de maneira permanente.