Os Estados Unidos
O período Entre Guerras é o período entre a 1ª e a 2ª Guerra Mundial. Na década de 20 foi um momento de crescimento mundial nos Estados Unidos a qual havia recursos naturais e força de trabalho que garantiram a propulsão da economia mundial. Nesse tempo houve a tal chamada linha de montagem idealizada por Taylor e Ford que foram as bases do trabalho em série nas indústrias, mas mesmo assim não houve consumidores suficientes para tantas novidades, e desse modo, levou a uma crise de superprodução por não ter consumidores com capital suficientes para o mercado industrial, isto tornou as indústrias falidas, desemprego em massa e muita pobreza e desespero.
Alterações no código social e moral
Passada a guerra vive-se uma época de euforia. Surgem alterações no código social e moral, na moda, nas artes, nas ciências, nos costumes e tradições. A rádio, a imprensa, a industria discográfica e o cinema contribuíram para o aparecimento de uma cultura de massas(acessível à maioria da população).
No período entre 1920-30 verificaram-se grandes transformações nas sociedades do mundo ocidental. Para essas transformações contribuíram:
- as transformações econômicas decorrentes da 1ª Guerra Mundial;
- a crescente igualdade de direitos entre homens e mulheres;
- a extensão do direito de voto a todos os cidadãos, incluindo as mulheres;
- a democratização do ensino com a frequência da escolaridade básica para um número cada vez maior de pessoas;
- o crescimento do sector terciário, principalmente os serviços.
Como consequência deste conjunto de mudanças as desigualdades sociais diminuíram o que contribuiu para o crescimento das classes médias. Estas eram constituídas pela média burguesia (comerciantes e industriais) e por profissionais liberais (médicos, juristas, professores…).
As classes médias ganham cada vez mais um peso decisivo, ao nível económico, como também nos aspectos sociais e culturais. Criaram um novo código social e moral, novos modelos, novas modas, e novos mitos que marcaram o sec. XX.
Na década de 1920 “Loucos Anos 20” verificaram-se alterações nos comportamentos sociais e nos valores morais, sendo o vestuário, a moda e as formas de lazer, os aspectos mais visíveis dessas alterações.
A moda passou a ser mais determinada por considerações de ordem prática, abandonando o aspecto formal e sóbrio anterior.
A par da moda, também os movimentos de luta das mulheres pela igualdade de direitos em relação aos homens, contribuíram para uma nova imagem da mulher na sociedade.
A defesa da igualdade e o desejo de afirmação das mulheres era visível nas transformações da moda. Roupas mais práticas, as saias subiram até ao joelho e os cabelos eram curtos.
As mulheres passaram a trabalhar fora de casa e a freqüentar locais públicos.
Bolsa de valores e mercado de ações
Estas ações são títulos que representam pequenas parcelas de uma companhia (empresa).
Neste caso, ao comprar uma parte destas ações, o comprador torna-se um pouco dono da empresa, sendo assim passa a ter direito aos lucros obtidos da empresa. Mas, vale lembrar que as ações correspondem à milionésima partícula da empresa, ou seja, representam uma porcentagem bem baixa da ação da empresa, sendo assim o comprador não poderá opinar diretamente nas questões da empresa, ao menos que ele compre uma porcentagem significativa.
A Bolsa de Valores também negociam debêntures, ou seja, um título emitido para obtenção de empréstimos em longo prazo, neste caso ao adquirir debêntures você estará fazendo um empréstimo à determinada empresa que garantirá o pagamento através da hipoteca de seu patrimônio.
As principais bolsas de valores do mundo são: Nasdaq, Bolsa de Nova Iorque, Bolsa de Chicago, Bolsa de Frankfurt.
A quebra de 1929:depois da euforia a grande depressão
Em 1929 para piorar a situação do capitalismo as Bolsas de Nova York quebraram, a chamada a Grande Depressão e houve muitos americanos que ficaram pobres que comeram somente batatas doadas pelo governo. Para superação da Crise houve um Plano criado pelo economista Keynes chamado de New Deal que foi a Era do Pleno Emprego, o governo passou a financiar a agricultura e as indústrias falidas, criação de empregos como fazer estradas, a infra-estrutura dos Estados Unidos da América.
Nenhum comentário:
Postar um comentário