Aspectos climáticos
Clima Siberiano (extremo norte da Ásia): temperatura baixíssimas, presença de tundra ao norte, taiga no centro e estepes ao sul.
- Clima Mediterrâneo (Ásia Menor): verões quentes e secos e invernos com muita chuva.
- Clima Desértico (Síria, Arábia, Índia e Irã): regiões com temperaturas elevadas durante o dia e frias à noite. Regiões áridas com baixo índice pluviométrico (chuvas).
- Clima de Monções (Ásia Oriental e Meridional): inverno seco e verão extremamente chuvoso.
Vegetação
Tundra - O termo Tundra deriva da palavra finlandesa Tunturia, que significa planície sem árvores. É o bioma mais frio da Terra. Alguns cientistas consideram existir dois tipos de tundras: Tundra Ártica e Tundra Alpina. A principal diferença entre elas é a razão pela qual são tão frias. A primeira é pela sua localização geográfica, mais concretamente pela latitude, enquanto que a segunda é devido ao fato de se encontrar tão afastada da superfície da Terra. Também a capacidade de drenagem do solo é diferente, sendo maior na Tundra Alpina. No entanto, são muito parecidas.
Estepes - São formações vegetais de planície, sem árvores, com uma vegetação herbácea como as pradarias, porém mais esparsa e ressecada. Surge em climas semi-áridos, portanto na faixa de transição de climas úmidos (temperados ou tropicais) para os desertos. Pode ser semidesértica, ou coberta de gramíneas e arbustos, dependendo da estação do ano. O termo também é usado para descrever aspectos do clima dessas regiões, muito seco para permitir a existência de florestas, mas não tão seco a ponto da desertificação.
Vegetação Mediterrânea
Ocorre nas áreas de clima mediterrâneo. Nas áreas de maior altitude, onde os níveis de precipitação são maiores, há desenvolvimento de florestas, principalmente de cedro e pinho. Em áreas mais secas, de menor altitude, há predominância de vegetação arbustiva.
Apresentam verões muito quentes e secos e invernos amenos e chuvosos. As maiores ocorrências estão no sul da Europa e no norte da África. Trata-se de uma vegetação esparsa, que possui três estratos: um arbóreo, um arbustivo e outro herbácea. Possui características xerófilas, e as duas formações dominantes são os garrigues e os maquis.
Diversidade no quadro humano
Além de ser o maior continente do mundo, abriga cinco dos dez países mais populosos do planeta, são eles:
- China (1,3 bilhões habitantes),
- Índia (1,1 bilhão),
- Indonésia (234 milhões),
- Paquistão (169 milhões),
- Bangladesh (150 milhões),
- Japão (127 milhões).
O produto da soma de todos os paises citados representa, aproximadamente, 60% do total da população do planeta.
diversidade étnica
Vários séculos de invasões e migrações fizeram da Ásia Central uma grande mistura étnica. Revelam uma diversidade cultural muito grande, e, de caras diferentes, desde turcos, eslavos, chineses, médio oriente, medite.
Antes da Revolução Russa de 1917, antes dos russos chegaram à região, as pessoas classificavam-se entre eles ou como nômades ou como sedentários, como turco ou persa, ou mesmo só como muçulmano, sendo a região um factor que chegava para classificação de pessoas. Os russos mudaram isto, e com ordens de Estalin, foram classificados grupos etnicos diferentes, criando uma futura repressão étnica e um certo racismo entre os povos da região. Apesar da criação de vários problemas obvios, os cazaques e os quirguis deves aos russos a sua sobrevivência e a sua independência presente como estado.
densidade demográfica
Veja no mapa a densidade demográfica da Ásia
Países mais populosos e povoados da Ásia
o maior continente do mundo, abriga cinco dos dez países mais populosos do planeta, são eles:
- China (1,3 bilhões habitantes),
- Índia (1,1 bilhão),
- Indonésia (234 milhões),
- Paquistão (169 milhões),
- Bangladesh (150 milhões),
- Japão (127 milhões).
O produto da soma de todos os países citados representa, aproximadamente, 60% do total da população do planeta.
E os mais povoados: